Curiosidades da Espanha

Que a Espanha tem touradas todo mundo já sabe. Mas você conhece o correfoc? É mais uma das estranhas festas espanholas. Nessa, algumas pessoas se fantasiam de diabos e começam a dançar segurando fogos de artifício. É perigoso mesmo para o público, porque tudo acontece no meio da rua, sem nenhum segurança.



Outra tradição curiosa dos espanhóis são os castelos humanos – ou castellers. Centenas (às vezes milhares) de pessoas se aglomeram no chão, formando a base e, a partir daí, outras “camadas” vão surgindo com pessoas subindo umas nas outras, apoiadas em seus ombros até que apenas uma pessoa se erga no topo do castelo.

Se você for passar o natal na Espanha e não ganhar presente no dia 25, não se preocupe. O custume espanhol é de que os Reis Magos trazem os presentes e não o Papai Noel, então, na noite da véspera de 6 de Janeiro, os sapatinhos das crianças são deixados na janela e acordam cheios de presentes.

Se estiver passeando por Barcelona e não entender nada do que os nativos dizem, não se apavore. Muitos lá usam o catalão, extremamente difícil de compreender. Mas aproveite para experimentar os tapas, ou seja, petiscos  de bar. Cada estabelecimento tem sua especialidade que varia de queijo e azeitona a batata com molho.

E, claro, não se esqueça de que o comércio – principalmente nas cidades do interior – fecha depois do almoço. Os espanhóis tiram a siesta depois de comer. Todos vão para casa, deitam de pijama e cochilam pelo menos uma hora antes de voltar ao trabalho.