Curiosidades da Moda

O perfume mais vendido no mundo é o Chanel nº 5, criado pela famosa estilista Coco Chanel. Curiosamente, os números de um a quatro nunca foram criados. Falando em criações curiosas, o biquíni foi inventado por Louis Réard, em 1964, e batizou essa peça com o nome de um atol no Pacífico, onde eram realizados testes atômicos. Já a bermuda, foi criada para burlar a lei da Caribe, que proibia, nas décadas de 30 e 40, que mulheres mostrassem suas pernas. Foi batizada com seu local de origem.

Uma das maiores curiosidades nos estúdios de fotos onde modelos fazem suas poses, para os cliques dos grandes fotógrafos, é o item mais usado por lá. Se você pensou em câmeras, lentes ou roupas está enganado. A fita crepe é quem domina a cena. Para que as roupas não enruguem e fiquem perfeitas nos corpos das modelos, as fitas são colocadas discretamente.


Usado para afinar a cintura e levantar os seios, comandando a moda feminina, o espartilho foi o terror das mulheres dos séculos XV ao IXX. O que muita gente não sabe é que eles eram usados tão apertados, que as costelas das moças ficavam deformadas. Aproveitando as curiosidades antigas, você sabia que os primeiros botões de roupas eram fabricados com ossos e metais?

O titulo de livro mais caro do século XX foi dado ao catálogo do guarda-roupas da Princesa Diana, leiloado por $83 000 dólares. Junto com ele, todas as lindas peças da moda clássica, usadas pela princesa foram vendidas.

A primeira peça de vestuário, criada pelo homem para se proteger, foi a sandália. Há registro dela pelos egípcios com mais de 5000 anos. A partir daí os sapatos foram evoluindo, mas só depois de 1850 é que eles começaram a fazer distinção entre os pés direito e esquerdo.

Gostou? Leia outras curiosidades!